segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Certeza!?

Entrando no MSN sempre podemos analisar um pouquinho da vida das pessoas que ‘conhecemos’; alguém está super feliz ao som de Lady Gaga, outros com frases do tipo ‘dormir pra q?’ ou até mesmo ‘eu morro aqui e nasço ali’. Mas hoje em particular uma frase chamou minha atenção, e nela dizia o seguinte ‘Eu só quero acreditar nas coisas que sempre tive certeza’. Pensando nela, lembrei logo da minha infância, de esperar Papai Noel, dele vindo com as renas, voando e chegando à minha casa, descer pela chaminé (que eu nunca tive) e esperar os presentes em baixo da minha cama. Logo isso foi por água a baixo quando uma vez fui passar o Natal na casa dos meus avós e o meu pedido humilde de uma bicicleta, pra minha felicidade e pro desespero dos meus pais em levar uma bicicleta na viagem. O desenrolar da história não podia ser diferente, Papai Noel errou o endereço e deixou o presente na minha casa, que tonto, Papai Noel deveria saber essas coisas. E foi mais ou menos isso que eu acreditei, e continuei acreditando até minha prima chegar e dizer que era tudo mentira, que ele não existia, mas eu continuei firme acreditando no Bom Velhinho e esperei o próximo Natal. Deitei (sempre na casa da minha avó) e combinei com minhas primas de ficar espiando Noel chegar, e quando ele se aproximou fiquei com os olhinhos fechados só espiando, coincidentemente ele usava uma sandália i-g-u-a-l a da minha mãe, e tinha as pernas dela também, e a mesma roupa e foi ai que eu descobri que até Noel era pirata. E assim aconteceu com o coelhinho da páscoa, com o Saci, com a Comadre Florzinha (ta, nela eu ainda acredito, e não preciso que prove ao contrário, obrigada!). Aconteceu e acontece até hoje com inúmeras coisas do nosso dia-a-dia, tantas coisas que estão na nossa cara escancarada e só nós que não vemos,ou não queremos ver. São infidelidades, falsidades, traições, preferimos nos agarrar com unhas e dentes naquilo que acreditamos ao nos darmos conta que não, nós estávamos enganados. Mas por outro lado, deixamos de aproveitar tantas oportunidades, nos bitolamos a coisas ínfimas por acharmos que não vale a pela, por falta de acreditar que poderia ter dado certo. E continuamos seguindo, buscando fazer do que acreditamos verdades absolutas, sem deixar espaço para que a vida nos prove o contrário. Mas ai meu caro, ela vem, sempre vem, uma palavrinha dura, difícil...a verdade, ela sempre chega, e o que era um referencial para nós dissolve. O pior de tudo isso, é que na maioria das vezes o que temos como certeza, é um túnel de dúvidas sem fim. E sabem o por quê? Porque nada da vida é singular, tudo envolve outras coisas e outras pessoas que nem sempre tem a mesma certeza que nós. E é ai que as certezas viram nossas maiores incertezas.
-EU TE AMO (tenho certeza disso) NOSSO AMOR É ETERNO ( botaria minha mão no fogo por isso) VOCÊ É TUDO QUE EU SEMPRE QUIS ( ainda bem que te achei).
-EU TE AMO ( quer dizer, acho que amo) NOSSO AMOR É ETERNO ( bem, se você conseguir um bom emprego)  VOCÊ É TUDO QUE EU SEMPRE QUIS ( mas só se souber transar da mesma forma que beija.)
 E fazemos planos com base nas nossas certezas porque afinal, elas existem para isso, acreditarmos. Mas esquecemos que nem tudo na vida é como matemática, exato, e que não existe uma fórmula perfeita para chegarmos onde queremos. Existem as barreiras e devemos passar por elas dando margem para que a vida nos mostre o melhor caminho a ser seguido. Muitas vezes nossas certezas são o que nos prendem , o que nos tornam infelizes, o que nos impede de trocar por um emprego melhor, um novo amor, nos faz desistir de viagens, nos faz abrir mão de tentar o novo por medo do que a vida nos guarda fora dos nossos parâmetros de ‘absolutividade’ . Mas sim, precisamos de algo para acreditar, de para tentar e de esperança para não desistir. Lembrando que a maior certeza que temos é que o amanhã é incerto demais.


4 comentários:

  1. O medo limita as pessoas...

    Adorei o texto!

    Beijossssssss!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto flor de liz...

    As nossas certezas nos prendem em um faz de conta, muitas vezes caimos dentro de um poço oco, e não temos certeza de nada. Arriscar também é ser feliz.


    beijos, adorei

    ResponderExcluir
  3. Os planos, tantos que nos envolvem, e que envolve pessoas.

    ResponderExcluir